domingo, 12 de julho de 2009

‘Semi’ Objeto Interativo

Como exercício de introdução ao objeto interativo, foi lançado em sala de aula uma proposta para que produzíssemos um objeto a partir de circuitos ‘prontos’ encontrados em brinquedos, aparelhos eletrônicos, entre outros.

O objetivo era iniciar uma investigação de circuitos e trabalhar a interatividade.

Comprei, então, um brinquedo que tinha o formato de bola e, no seu interior, um motor. Este, ao ser ligado começava a girar, fazendo com que a bola pulasse. O acionamento do motor ligava, também, um circuito de LEDs, que piscavam, e um áudio.


Abri, então, o motor para entender o seu funcionamento (quais componentes acionavam cada parte, etc). Em seguida, resolvi mudar o input, de forma a espacializar o objeto.

Sendo assim, retirei o botão do motor e prolonguei os dois fios que estão soldados nele. Cada fio foi colocado em uma placa de papel calandrado embrulhado com papel alumínio. Tais placas foram colocadas uma em cima da outra, porém separadas por uma camada de espuma com um recorte no meio. E todo esse conjunto (placa + espuma + placa) foi instalado em um assento de uma cadeira e coberto com panos.

O raciocínio utilizado foi o de “fechar o circuito”. Quando uma pessoa sentasse na cadeira, uma placa se encostaria na outra, através do furo na espuma, fecharia o circuito e acionaria o motor. Quando ela levantasse, a espuma se encarregaria de separar novamente os fios e o motor seria desligado.

O motor possuía duas hastes que o prendiam à envoltória de plástico. Ao construir o novo objeto, inverti tal ordem. Prendi o motor à cadeira (em cima do encosto) e as duas hastes ficaram livres para girar. Em uma haste foram presas tiras de papelão de forma a se configurar um ventilador.




Crítica

Negativo: o output poderia ter sido mais bem trabalhado, pois ficou preso ao óbvio.

Positivo: o input ficou interessante, mesmo sendo simples.

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